Parabéns, mamãe de primeira viagem! Se você chegou até aqui é porque está gravidíssima e quer descobrir tudo sobre gravidez, certo? Você está passando por um momento único e muito especial em sua vida, por isso, já começo dizendo que aqui você encontrará um pequeno “Guia de gestação semana a semana” para você poder vir toda semana entender melhor os sintomas, as mudanças no seu corpo, o desenvolvimento do seu bebê, os cuidados necessários e muitas diquinhas para o dia a dia. Está preparada? Então continue lendo este post! Ah, antes que me esqueça, no final desse post vou deixar vários links de posts que serão superlegais para você ver também, está bem?
Importância do primeiro trimestre na gravidez
Mamãe, o primeiro trimestre é muito importante devido à formação do embriãozinho do seu bebê. Tente relaxar o máximo que puder, todas as emoções que forem transmitidas, sejam elas boas ou ruins, vão refletir no seu bebê, por isso, nada de se estressar.
Outra coisa imprescindível é que você evite um monte de coisas que sabemos que pode fazer mal ao bebê, tais como bebidas alcoólicas, cigarro, tudo que você julgue não saudável, pois pode aumentar o risco de aborto nesse início. Informe-se direitinho tudo isso na sua consulta com o obstetra, OK? Esse profissional poderá tirar todas as suas dúvidas sobre gravidez!
Alimentação na gestação
Se você ainda não está tomando ácido fólico, anote para lembrar ao seu médico. O ácido fólico é muito importante, vou deixar aqui um post em que falei mais sobre ele: Importância do ácido fólico na gestação.
Nada daquela história de comer por dois, seu prato deve ser bem colorido e deve se alimentar de 3 em 3 horas. Tente controlar o peso durante a gestação para não contrair a diabetes gestacional. Vou falar mais sobre esse assunto no Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanas
Tudo sobre gravidez – atividade física
Algumas atividades são super bem-vindas a fim de melhorar a qualidade da respiração. Mas atenção, nada de exercícios que eleve muito a sua frequência cardíaca. Mas aí você vai me perguntar: “Quando eu sei que estou passando dos limites?”.
Simples, quando você sentir que está ofegante, é a hora de reduzir os exercícios. De qualquer forma, peça orientação ao seu médico. Algumas atividades que são ideais para gestantes são atividades leves como caminhada, hidro, pilates, yoga, entre outras que seu médico indicar.
Outros cuidados
♥ Além desses cuidados sobre os quais estamos conversando, se você está usando algum cosmético e está em dúvida se pode continuar o uso ou não, consulte o seu médico para saber se poderá continuar ou se deve suspender por um tempo.
♥ Ande sempre com o seu cartão de pré-natal com as informações para caso aconteça algo com você na rua.
♥ Na hora de dormir, há uma posição que ajuda muito as gestantes. Quando for se deitar na cama, deite de lado, de preferência com o lado esquerdo do corpo para baixo. Flexione os joelhos, assim o peso da barriga é compensado e você terá mais apoio para descansar, se preferir pode também colocar um travesseiro entre as pernas e dessa forma não pressionará tanto a perna de baixo. Se tiver qualquer sintoma fora do normal, acione imediatamente o seu obstetra para orientações.
Guia de gestação semana a semana
Já que você tem uma noção de um pouco dos cuidados que terá que ter, vou deixar o guia completo de tudo sobre gravidez, cada semana, conforme prometido, é só clicar em cima da imagem e aproveitar todo o conteúdo que fiz com muito carinho pensando detalhadamente em cada semana que você passará.
Se tiver alguma dúvida ou quiser acrescentar mais dicas a fim de ajudar outras mamães que acessam o blog, é só comentar no final dos posts.
Espero de coração que esse Guia possa lhe ajudar e que você possa passar esse período gestacional o mais relaxada possível. Lembre-se sempre de pedir orientação para o seu médico, nada de se automedicar, não há opinião melhor do que a desse profissional que, afinal, estudou uma vida inteira e sabe do que está falando.
Bom, mamãe, vou ficando por aqui e se você gostou desse post, se ele de alguma forma foi útil, peço que compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras mamãe gestantes que estão precisando ler esses posts, pois sei que há muitas mamães de primeira viagem que estão procurando por esse tipo de informações. Um superbeijo e até os próximos posts.
Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:
Deixe um comentário