Oi, mamães, o assunto de hoje é o que pode e o que devemos evitar no período da amamentação.
Pesquisei muito sobre esse assunto, e cada médico pensa de uma forma. Mas separei algumas dicas bem legais para as mamães preocupadas com a alimentação durante essa tão importante jornada.
Eu sei que muitas mamães têm dúvida na hora de se alimentar após o nascimento do bebê. Eu digo isto, porque, depois que o bebê está fora da barriguinha, é a hora de saber da alimentação balanceada para ajudar a produzir um leite saudável e ver os bebês mamando com vontade, e sem prejudicá-los com uma alimentação desregulada.
Tudo que pode e deve ser consumido para benefício de ambos (mamães e bebês)
- Mamães, neste período, precisam seguir uma dieta que contenha carboidratos, proteínas, frutas, verduras e legumes para produção do leite materno no seu cardápio diário.
- É imprescindível que, além do café da manhã, almoço e janta, nos intervalos, haja lanches que podem ser: frutas e caprichar o quanto quiser na salada crua para poder aproveitar melhor os minerais e vitaminas que esses alimentos oferecem.
- Se alimentar de 3 em 3 horas e, pelo menos, ter de 6 a 8 refeições ao dia.
- Beber bastantes líquidos, principalmente, água, sucos e chás. Isso fortalece a produção láctea. Super dica: deixe uma garrafinha de água dentro da sua bolsa e espalhada pela casa para poder lembrar e tomá-la sempre que avistá-la.
- Quanto mais vegetais crus consumir, melhor será a produção do seu leite.
- Descansar bastante a noite e nos momentos que o bebê está dormindo, pois a gente acha que não, mas se gasta muita energia produzindo o leite.
- O Consumo do ômega-3 e o salmão são um dos melhores alimentos disponíveis para a amamentação e a gordura contida no último é fundamental para o sistema nervoso do baby. Caso você não seja muito fã de peixe, pode substituir pelas nozes e por ovos, que também são ricos em ômega-3.
Tudo que deve ser evitado para benefício de ambos (mamães e bebês)
- Durante a amamentação, muitos médicos recomendam que não seja exagerado o consumo do café, do chá preto e dos refrigerantes.
- Alimentos com muito açúcar não são indicado por interferirem na produção do leite.
- Bebidas alcoolicas não são indicadas no período da amamentação por interferirem no sistema imunológico dos bebezinhos.
- Nem preciso falar do cigarro, né, mães? Isso tudo faz muito mal ao seu leite, sei que é difícil para quem é fumante, mas tente evitar ao máximo, pense que agora você tem essa lindeza que depende só de você.
Posts que você deveria ler:
O recém-nascido chegou, e agora?
Higiene bucal do bebê
Alimentação saudável para o seu bebê
Como congelar papinhas de bebê
O que acharam das dicas que trouxe para vocês? Como vocês se alimentam? Aproveite e assine a minha newsletter para receber as novidades do blog no seu e-mail. Clique aqui para cadastrar seu e-mail.
Grande bjo da Japa ☺
Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá: