O ingurgitamento mamário ocorre entre dois e quatro dias após o parto: as mamas parecem se encher de leite e ficam inflamadas, duras e feridas. A melhor maneira de preveni-lo é amamentar sob demanda desde o primeiro momento.
Para ajudar você a entender mais sobre o ingurgitamento mamário, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é ingurgitação mamária?
O ingurgitamento mamário é a congestão do leite que as mamas da mulher às vezes experimentam logo após o parto, geralmente entre o segundo e o quarto dia.
Nesses casos, os seios ficam duros (um dos nomes populares do problema é “seios de pedra”) e quentes, doloridos e incham.
Essa inflamação e tensão na aréola muitas vezes fazem com que o bebê não consiga segurar bem, o que é prejudicial para ele – que não pode se alimentar – e também para a mãe, já que uma das soluções para a ingurgitação é precisamente tirar leite do peito.
Por que isso ocorre? Uma das causas é o aumento significativo do fluxo sanguíneo necessário para iniciar a produção de leite.
Mas a principal razão é que a criança não bombeia leite à medida que ele se forma. Isso faz com que o leite se acumule nos alvéolos da mama e, consequentemente, eles se espalhem ou até se quebrem.
Fatores que promovem a ingurgitação e dicas para evitá-la
Aqui estão 3 fatores que promovem o ingurgitamento mamário:
- Administração excessiva de fluidos intravenosos durante o parto.
- A impossibilidade de o bebê amamentar após o parto, porque ele foi separado da mãe ou por algum outro motivo.
- A ausência de amamentação sob demanda ou alguma dificuldade oral por parte do pequeno, como frênulo lingual curto.
Além de evitar esses fatores o máximo possível, outras dicas para prevenir a ingurgitação são:
- Amamentar com frequência e sem restrições.
- Evite interferências de chupetas e garrafas.
- Alcance uma posição adequada e uma aderência eficaz ao amamentar.
Em alguns casos, o peito fica tão inflamado que impedem que a mulher abaixe os braços normalmente e pode até causar febre.
O que fazer quando ocorrer ingurgitação mamária?
Nessa situação, é difícil para o bebê amamentar, devido à sua inflamação. E, caso depois de algumas lutas ele consiga, é provável que ele tire pouco ou nenhum leite e que, ainda por cima, produza rachaduras e machuque o mamilo, aumentando a força de preensão.
O resultado: a criança acaba cansada e com fome, enquanto o peito está ferido e sem ter melhorado a ingurgitação de forma alguma.
Portanto, o conselho é aplicar frio nos seios para desinflar. Para fazer isso, há duas opções: a primeira, enrole alimentos congelados em toalhas e coloque-os no peito; e a segunda, coloque folhas frias de repolho em contato direto com o peito.
As folhas aplicadas no peito exercem um efeito anti-inflamatório que permite aliviar a congestão.
O procedimento é simples: você tem que quebrar as fibras com um rolo de cozinha (ou similar); em seguida, coloque as folhas no peito, dentro do sutiã; e depois de meia hora, troque as folhas usadas por folhas frescas.
Alguns cuidados devem ser tomados, já que a baixa temperatura pode contrair os ductos, o que fará com que o leite flua pior, ou também causar dor nos mamilos devido à falta de suprimento sanguíneo.
Portanto, é conveniente evitar que o frio chegue diretamente ao mamilo e à aréola. Se a folha de repolho for usada, um buraco pode ser feito para que essa parte fique livre.
Há também a possibilidade de massagens
Outra recomendação é realizar massagens na área da aréola, aplicando força na direção das costelas. Essas massagens, conhecidas como “suavização da pressão reversa”, devem ser feitas por três minutos.
Seu objetivo não é que o leite saia – embora isso possa acontecer -, mas suavizar a área. A amamentação deve ocorrer logo depois. Se depois de tomar, o peito permanecer inchado ou com dor, uma nova aplicação de frio ajudará a resolvê-lo.
Se a dor e a inflamação forem muito intensas, alguns medicamentos, analgésicos ou anti-inflamatórios também podem ser usados.
Paracetamol e ibuprofeno são compatíveis com amamentação e não representam risco para o bebê. Se você tiver alguma dúvida sobre outros medicamentos, pode consultar na internet ou, é claro, ir a um profissional.
Como o ingurgitamento mamário é tratado?
Se a congestão estiver causando dificuldade para amamentar, siga estes passos. Eles podem aliviar seus sintomas e manter seu leite fluindo.
Mesque os seios antes de amamentar
Você pode aplicar uma compressa quente por alguns minutos antes da amamentação. Ou você pode usar as mãos para usar uma bomba de mama para fazer uma pequena quantidade de leite sair (extrair) de ambos os seios.
Tente amamentar com mais frequência
Esvazie seus seios com a bomba de mama se seu bebê não for amamentar. Tente esvaziar seus seios toda vez que o fizer.
Tome ibuprofeno para reduzir a dor e o inchaço
O ibuprofeno é seguro durante a amamentação se tomado conforme indicado. Mas é uma boa ideia consultar seu médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento durante a amamentação.
Se você ainda sentir desconforto mamário após a amamentação, tente aplicar uma compressa fria para reduzir o inchaço.
Você pode usar uma toalha molhada gelada, uma compressa fria ou um saco de vegetais congelados.
Aplique-o em seus seios por 15 minutos de cada vez a cada hora, conforme necessário. Para evitar danos à pele, coloque um pano fino entre o peito e a compressa fria.
E se eu não estiver amamentando?
Se você não estiver amamentando, siga um ou mais destes passos para aliviar o desconforto:
- Não bombeie muito leite (com a bomba de mama ou manualmente) dos seios. Se seus seios doerem muito, não há problema em tirar apenas uma pequena quantidade para se sentir mais confortável.
- Aplique uma compressa fria em seus seios por 15 minutos de cada vez a cada hora, conforme necessário. Para evitar danos à pele, coloque um pano fino entre o peito e a compressa fria.
- Tome ibuprofeno, além de seguir tratamentos não medicinais. Seja cauteloso com o ibuprofeno. Leia e siga todas as instruções no rótulo.
- Use um sutiã que combina bem com você e que lhe dê um bom apoio.
Como você pode evitar o congestionamento mamário?
Você pode ser capaz de evitar o congestionamento mamário se mantiver o leite saindo de seus seios e tomar cuidado para que eles não encham muito.
Amamente sempre que notar sinais de que seu bebê está com fome, como chupar os dedos ansiosamente ou procurar seu peito.
Certifique-se de que seu bebê fique quente e bem alimentado. Se seus seios estiverem duros e muito cheios, solte leite suficiente para amolecer os mamilos antes de colocar seu bebê no peito.
Esvazie seus seios toda vez que amamentar. Esvazie um peito completamente antes de trocar o bebê para o outro lado. Você pode perceber quando é hora de mudar de lado quando essas duas coisas acontecem:
- A sucção do seu bebê fica muito mais lenta ou para.
- Você não consegue mais ouvir que seu bebê está engolindo.
Gostou de saber mais sobre o ingurgitamento mamário? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário