Antigamente, na época de nossas avós e bisavós, achavam que as mulheres grávidas deveriam ficar em repouso total, mas, hoje em dia, exceto alguns casos, é muito indicada a movimentação das mamães para manterem uma rotina de exercícios durante o período gestacional. Uma das opções é o pilates. Uma técnica que melhora a circulação, o fortalecimento da musculatura profunda do abdômen e das costas, sendo super importante para a postura, pois, conforme a barriguinha vai crescendo, essa postura sofre alterações a cada mês. E para aliviar esses desconfortos e até mesmo na recuperação do pós-parto, vou tentar explicar melhor com detalhes todo o benefício que o Pilates traz. E para quem ainda não leu o post onde eu falei sobre a importância do Pré-natal: Por que o Pré-natal é importante?
Diferencial do Pilates:
O pilates vai preparar o corpo da mamãe para passar da melhor forma possível todas as modificações que vão ocorrer ao longo desses 09 meses. Alivia muito a dor lombar, fortalece toda a musculatura que ajuda a sustentar o bebê e melhora toda a circulação corporal e principalmente as pernas que costumam apresentar inchaços e cansaço. Sempre respeitando o limite da mamãe.
Conforme a barriguinha vai crescendo, as mamães costumam perder muito o fôlego, para controlar melhor essa respiração, os exercícios respiratórios que são os movimentos da inspiração e espiração, proporcionam relaxamento e alívio de tensões. Além desses benefícios, o pilates é excelente para manter a postura correta e dar alívio ao problema de insônia que muitas mamães reclamam por não conseguem ter um sono tranquilo. Como a atividade física passa a sensação de bem-estar, muitas mamães dizem que o sono melhora após a prática do exercício físico.
Logo após o nascimento do bebê, a musculatura costuma demorar a voltar ao normal e o exercício do pilates praticado durante a gestação, devido a musculatura estar fortalecida, terá um retorno mais rápido comparado à gestante que não pratica pilates.
Quando posso começar?
Toda gestante tem que conversar com o médico para saber se é indicado, até porque cada gravidez é diferente da outra. Por isso, a indicação médica é fundamental, mas, geralmente, para começar as atividades no pilates, o ideal é que seja iniciada no finalzinho do 1º trimestre para o começo do 2º trimestre.
Até quando posso fazer pilates?
Tudo vai depender se a mamãe estiver se sentindo bem. Não existe uma regra, vai de mamãe para mamãe junto com a opinião do médico obstetra que está acompanhando a gravidez.
Preparando o corpo para o parto
O Pilates, independentemente das gestantes que pretendem ter parto normal ou parto cesariano, além de controlar o peso e enriquecer o fortalecimento do abdômen, torna o trabalho de parto mais fácil. Para as mamães que pretendem ter parto normal ajuda muito e diminui o esforço feito na hora do nascimento do bebê.
Bom, meninas, a dica do dia é esse exercício maravilhoso que o pilates proporciona para o desenvolvimento das mamães gestantes. Espero que tenham gostado e, que se, alguma de vocês ainda não faz nenhum exercício, que converse com o seu médico e faça uma aula experimental para ver se vai gostar dos exercícios, ok?
Fiquem com Deus. Bjinhos grande.
♥ posts recomendados para você ♥
Infográfico – Guia para Grávidas
Lista de enxoval de bebê – Alimentação – parte 3
O que as mamães devem comer na amamentação
Por que o Pré-natal é importante?
Como cuidar do corpo na gravidez
20 ideias de fotos de gestantes – parte 2
Sintomas de gravidez nas primeiras semanas
Saiba mais sobre a diabetes gestacional
Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:
Muito bom!
Beijos e parabéns
Que bom que gostou Thatiana, seja muito bem-vinda :)
Grande bjo!!