Quer descobrir como estimular o bebê? Sempre ouvi minha mãe dizer que, quando eu ainda estava dentro da barriga dela, ela e meu pai conversavam muito comigo e eu correspondia com chutes. Rs rs. Eu confesso que quando era mais novinha, achava que era coisa de mãe coruja, que isso de fato era coisa da cabeça dela… Mas como cresci e comecei a me interessar por esse mundo, minha cabeça mudou muito e hoje em dia reconheço que tudo que ela dizia era verdade. Os profissionais da área dizem que o certo mesmo é estimular o bebê desde a 7ª semana de gestação. No primeiro trimestre pode levemente fazer uma massagem com as mãos, pois, a partir dessa semana a criança quando começa a desenvolver a parte do cérebro responsável pelas emoções e esses estímulos podem ajudar a fortalecer ainda mais, não é o máximo? Separei algumas dicas para vocês.
Como estimular o bebê ?
Dica número 1: carinho da família
Carinhosamente, conversem com o bebê para que ele comece a se familiarizar com a sua voz, a do papai e se caso já tenha um(a) irmãozinho(a) também. Mesmo que ele não corresponda de início, com o tempo ele irá reconhecer. Tenha paciência.
Dica número 2: conte historinhas
Contem historinhas várias vezes. Pode ser que depois do nascimento, quando estiver se adaptando ao novo mundo em que nasceu, torne-se familiar quando vocês contarem a mesma historia que contavam quando ele ainda estava na barriguinha, fazendo-o se sentir mais confiante e calmo, isso o deixará relaxado.
Dica número 3: muita música
A partir da 16° semana, o contato sonoro agrada muito o bebê e é o melhor estímulo que podemos oferecer a eles. Lógico que vocês não vão colocar aquelas músicas barulhentas, a maioria das pesquisas diz que a música clássica ou a oriental é a que o bebê consegue identificar melhor o som. Vocês também podem colocar o fone para o bebê escutar, mas, preferencialmente, aqueles fones grandes. Deixarei a foto aqui embaixo, ou o som da sua caixa de som normal em torno de 90 decibéis. (imagem)
Dica número 4: exercitando os olhinhos
Usar uma lanterna no último trimestre para estimulação da visão é bacana também para exercitá-la. O estimulo de luz é muito importante pro bebê. A luminosidade precisa atravessar a barreira abdominal. Para saberem qual a melhor lanterna, façam o teste no braço de vocês. Passando a luminosidade através da pele, já se pode dizer que é uma boa lanterna. Depois é só movimentar a lanterna carinhosamente para que o bebê possa seguir essa luz.
Dica número 5: exercícios
Os exercícios, além de proporcionarem conforto à mamãe, já que não sentirá o peso da barriguinha. Isso acalma o bebê dentro do ventre e muitos acreditam que atividade física durante a gravidez pode estimular até o cérebro do bebê!
Gostaram das dicas de estimulação do post de hoje? Um assunto super bacana! Mas lembrando que o ideal é que vocês procurem um profissional especializado em estimulação Pré-Natal. Assim, poderão combinar o tempo e o tipo adequado para cada trimestre de gestação.
O mais bacana é saber que tudo isso se reflete no desenvolvimento e até no comportamento no futuro. A verdade é que assim que souberem que estão grávidas, já pensem que esse ser pequenino está aí dentro e sabe de tudo que está acontecendo dentro da barriguinha da mamãe. Em seus pensamentos, sempre tentem reforçar laços com ele como adivinhar se ele está acordado ou dormindo, passando pensamentos positivos para o bebê. Dizendo todos os dias o quanto ele é importante e o quanto vocês estão esperando pelo seu nascimento. Em contrapartida, evitem estresse, discussões e tentem levar a gravidez da melhor forma possível para aproveitar o melhor desse momento único e tão especial.
Vou ficando por aqui, quero ver o comentário de vocês aqui, hein! Qualquer dúvida e sugestão é só comentar que eu respondo com maior prazer. Até o próximo post. Mil beijinhos!!
Veja mais dicas:
Importância do pilates na gravidez
Como cuidar do corpo na gravidez
Saiba mais sobre a diabetes gestacional
Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana
Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semana
Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:
Deixe um comentário