Qual mamãe não quer ver as roupas do bebê limpinhas para o nascimento na maternidade e nos primeiros dias em casa? Que pergunta, né?! Rs Não existe nada mais gostoso do que recepcionar o novo membro da família com muita higiene e conforto, não é mesmo?
Vejo que muitas mamães ficam confusas na hora de fazer a primeira lavagem das roupinhas do bebê. Dizem que o cuidado tem que ser redobrado para as roupinhas do recém-nascido, por ele ter uma pele muito sensível. Na hora de comprar o enxoval do bebê se atente ao tecido.
Dê preferência às roupinhas de algodão que dão menos alergias e são mais fáceis de limpar.
Lave as roupas antes mesmo de ter o bebê. Lá pelo 8º mês é ideal para a higienização do enxoval.
Para quem ainda não montou o enxoval, leia as dicas que dei , veja aqui:
Lista de enxoval de bebê – parte 1
Lista de enxoval de bebê – Banho e Higiene – parte 2
Lista de enxoval de bebê – Alimentação – parte 3
Lista de enxoval de bebê – Quarto – Parte 4
Lista de enxoval de bebê – Itens para passeio – Parte 5
O recém-nascido chegou, e agora
6 itens de enxoval que as mamães não usaram
Podemos lavar roupas do bebê de 2 formas
À mão, ou na máquina de lavar.
À mão:
Eu aconselho que lave à mão, pelo menos, aquelas roupas que você julgue delicadas, algumas de lã. O melhor mesmo é observar o que diz nas etiquetinhas. Só assim você saberá se será legal lavar à mão ou na máquina mesmo.
Máquina de lavar:
Se vocês optarem pela máquina, em primeiro lugar, é higienizar essa máquina antes de colocar as roupinhas do bebê.
Eu juro para vocês de coração que nunca tinha pensado nessa ideia, rs achava que a própria máquina fazia sozinha. Rs rs Que ideia essa minha, né rs mas para tirar essa dúvida, andei lendo o manual de instrução de algumas máquinas, e não é que realmente precisamos limpá-las?! Preciso urgente avisar a minha mãe. Rsrs Essa limpeza é aconselhável fazer a cada 2 meses, mas você pode fazer de mês em mês se preferir.
Mas fiquem tranquilas. Vou passar o passo a passo.
Passo 1:
Limpar o filtro dos fiapos. Em seguida, no local onde colocamos o amaciante(aquele recipiente), você coloca 500ml de água fervida. E pede para centrifugar. A água quente é para soltar a gordura do amaciante lá dentro.
Passo 2:
Agora vamos aprender a higienização por dentro.
Encha a máquina no limite máximo de água e coloque 500ml de água sanitária e depois peça para a máquina fazer a lavagem completa, como se estivesse lavando uma roupa mesmo.
Depois desses processos, a máquina está prontinha para você começar a lavar as roupas do seu bebê.
Passo 3:
Nas roupinhas de recém-nascido, não é muito indicado o usado de amaciante por ter química e vir a dar alergia ao bebê. Portanto, só o sabão neutro está ótimo. Se for lavá-las à mão, separe uma bacia e dissolva esse sabão em água e mergulhe as peças, depois as deixe de molho por alguns minutos. Já na máquina de lavar, você pode utilizar o modo delicado, ou lavagem rápida.
Passo 4:
Enxague bem as roupinhas e deixe-as secando ao ar livre, de preferência ao sol.
Passo 5:
Se preferir, pode retirar todas as etiquetas das roupinhas. É uma boa opção para evitar risco de machucar a pele do bebê.
Passo 6:
Finalize passando todas as peças. De preferência, em temperatura alta e do lado avesso.
Lembrando que quem optar pela lavagem à mão, como dá um pouco mais de trabalho, e você estará com aquele barrigão e consequentemente mais indisposta, uma ajuda de alguém da família ou até mesmo uma amiga próxima é super bem-vinda. Geralmente, as vovós querem ajudar com tudo. Rs rs
E ai minhas queridonas, gostaram das dicas? Eu achei bacana trazer esse passo a passo para ajudar vocês a cuidarem da melhor forma das coisinhas do bebê. São alguns cuidados básicos que nos dão mais segurança na hora de trocar o bebezinho, não é verdade?
Quem tiver mais dicas de higiene tanto para o bebê quanto para as mamães, é só me mandar um e-mail para bellinha@dicasdajapa.com.br ou comentar logo abaixo no espaço de “comentários”.
Muitíssimo obrigada por ter lido até aqui, tá bom?
Esses são os canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá:
Deixe um comentário