Você está se perguntando como fazer um aniversário simples? Eu posso te ajudar. O segredo para conseguir fazer um aniversário simples e, sobretudo, econômico está no planejamento e na organização. Não tem muito a ver com tempo, caso você não tenha, mas com a capacidade de otimizar tudo o que precisa ser feito da melhor maneira possível. Mas não se preocupe, aqui você encontra os passos para isso.
Para te ajudar a como fazer um aniversário simples surgiu esse post com uma sequência de passos que vão facilitar e muito a sua vida e que vão garantir uma festa tranquila e agradável para todos e o melhor, sem dor de cabeça para você organizador.
Quem mais sofre com a festa de aniversário sem dúvida alguma é o organizador que precisa se preocupar com tudo relacionado a festa, desde a decoração até os comes e bebes.
E aqui não importa se a festa é destinada a uma criança, adulto ou adolescente, se faz necessário pensar no tipo do evento, quais serão os alimentos e bebidas oferecidas, a música, cada detalhe conta e para acelerar ao máximo o processo de organização algumas dicas valem ouro.
Todos os detalhes são importantes, desde a decoração aos convites casos eles sejam mandados (e decidir mandar ou não o convite também acaba sendo uma decisão que você precisa tomar). Por isso deixemos de enrolação e vamos direto ao que interessa, dica de como fazer um aniversário simples e rápido e em poucos passos.
Como fazer um aniversário simples?
Determine o estilo da festa de aniversário que você vai fazer
Se você quer saber como fazer um aniversário simples e rápido precisa primeiramente determinar qual o estilo da festa e isso está diretamente ligado com o seu orçamento que por sua vez ajuda a estabelecer os gastos com cada item e a lista de convidados. Viu quantas coisas você já consegue estabelecer somente aqui, a partir desse ponto?
Para determinar o estilo de festa que você fará veja quanto você pode gastar. Qual o orçamento disponível para gastar com tudo o que diz respeito a festa, desde comida, bebida, a iluminação, decoração e congêneres? Assim você tem uma ideia do quanto pode gastar e consegue estabelecer qual será o gasto com cada item.
Se você tem um valor x para gastar com toda a festa, estabeleça valores para cada item relevante para você ou para o aniversariante tal como iluminação, comida, bebida, decoração e correlatos.
A depender do estabelecimento destes gastos se faz possível determinar qual será a sua lista de convidados. Porque afinal, ninguém merece ser convidado para uma festa de aniversário e nela faltar comes e bebes, como dizem. Por isso determine a partir do seu orçamento quantos convidados você pode receber.
Vale destacar a essa altura também que ter um orçamento para a sua festa evita que você gaste mais do que pode e acabe comprometendo o seu orçamento de maneira significativa e deixe de aproveitar a festa.
Pense nos convidados
Agora que você já tem um número estimado de quantas pessoas pode convidar, pense nas pessoas as quais você gostaria de compartilhar esse momento.
Muitas pessoas perdem muito tempo com a lista de convidados e acabam pensando que organizar um aniversário leva muito tempo. Mas com base no orçamento disponível e quantas pessoas você pode efetivamente convidar se torna muito mais fácil pensar na sua lista de convidados.
Basta apenas pensar dentro do número de convidados quem você pode chamar quais são as pessoas mais importantes para você e com as quais você gostaria de dividir esse momento. Mesmo considerando que nem todas as pessoas convidadas vão, não ultrapasse o número de convidados que você pode chamar uma vez que pode acabar havendo falta de alimento para todos.
Além da comida também se faz necessário se atentar quanto ao local de realização da festa. Locais pequenos pedem uma lista de convidados mais enxuta, mesmo que você tenha um bom orçamento para gastar com alimentação, decoração, etc.
Nesse momento acaba sendo importante determinar sobre o envio ou não de convites. Optar por convites digitais torna tudo muito mais ágil e rápido para todos. Há diversas plataformas on-line onde em poucos cliques você pode criar o seu convite e disparar para os seus convidados.
Além de tornar tudo muito mais rápido e econômico não há a necessidade de deslocamento para entrega do mesmo.
Planeje o seu cardápio
Você sabe o quanto pode gastar com alimentação, mas o que vai servir? Uma boa festa conta sobretudo com uma boa comida e você precisa se atentar quanto a esse ponto para receber bem os seus convidados. Para não errar na hora de elaborar o seu cardápio se faz necessário se atentar a alguns fatores importantes.
Por exemplo, para estabelecer o seu cardápio leve em consideração o estilo da festa, o horário em que a mesma ocorre, a estação do ano e até mesmo a sua duração. Tudo isso acaba afetando o cardápio a ser escolhido.
Se a festa de aniversário for realizada, por exemplo, no verão e no período da manhã você pode optar por um almoço ou pela realização de um churrasco (prática bem comum em todo o país). Para complementar escolha opções refrescantes para acompanhar, cerveja gelada, refrigerante, sucos naturais e sorvetes são excelentes e são do agrado da grande maioria das pessoas.
Agora se a festa for realizada no inverno, por exemplo, você precisará trocar essas opções por bebidas mais quentes. No caso de uma festa para adultos, o uísque faz bem esse papel, assim como o licor.
Prepare a decoração da sua festa
Assim como você determinou o orçamento para os comes e bebes, você tem um orçamento para decoração e tem o estilo de festa que quer realizar. Agora basta apenas buscar pelo que você quer para decorar o seu ambiente. Aqui vale de tudo, desde reaproveitar artigos guardados em casa a fazer os próprios artigos decorativos.
A decoração acaba sendo muitas vezes o que dá aquele up na sua festa. Por isso ela precisa ser pensada, escolhida e executada com o máximo de cuidado e capricho. Muitas pessoas acabam optando por festas temáticas que estão em alta e podem ser uma boa alternativa.
Dentre os temas mais comuns estão boteco, cinema, cultura pop e personagens (sobretudo para crianças). Caso você não queira uma festa temática, aposte em uma boa paleta de cores, elas darão vivacidade a sua festa.
Por fim, mas não menos importante…
Como o próprio subtítulo sugere, vem por último, mas nem por isso acaba sendo menos importante. Você precisa organizar o local da festa para o recebimento dos convidados. Além da decoração se faz necessário organizar mesas, cadeiras, mesa onde tanto a comida quanto a bebida estará disponível.
Caso você queira música é preciso cuidar deste detalhe também. Aqui, acaba sendo o momento onde todos os itens precisam ser vistos e revistos para garantir que a sua festa seja um sucesso.
Mesmo pontos que você já decidiu e cuidou em tópicos anteriores podem acabar sendo checados aqui na preparação do ambiente para que você tenha uma boa festa. Afinal, todos os pequenos detalhes fazem a diferença.
Gostou de saber mais sobre como fazer um aniversário simples? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Veja aqui um artigo que escrevi que vai te ajudar: Como planejar a festa infantil em 6 meses
Deixe um comentário