autonomia infantil

Autonomia infantil: 6 maneiras simples que ajudam!

As crianças estão em busca de independência desde o momento em que nascem. Podemos ver isso quando os bebês tentam se alimentar com uma colher ou insistem em remover suas próprias fraldas. Mas como dar autonomia infantil

Oportunidades de desenvolver a independência são imensamente importantes para desenvolver um senso de identidade e autoestima, sem mencionar a tolerância à frustração e perseverança!

No entanto, como pais, é difícil não reagir a qualquer coisa que nossos filhos pedem.

Permitir que as crianças façam a lição de casa sozinhos geralmente significa que a lição de casa levará o dobro do tempo e será três vezes mais desordenada. E pode ser difícil ver seu filho tentar, falhar e se sentir frustrado ou decepcionado.

Contudo, para ajudar você a entender mais sobre como dar autonomia infantil, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que é importante promover a autonomia desde cedo?

Autonomia é definida como a capacidade que você tem de tomar decisões sem intervenção ou influência externa. Basicamente, é a capacidade de agir de acordo com as próprias decisões de forma independente e realizar atividades básicas da vida diária.

Motivando-as a serem crianças seguras e independentes, vamos ajudá-las a serem adultos com boa autoestima e capazes de enfrentar as diferentes situações que encontram em sua vida. E como fazemos isso acontecer? Ajudando-os a serem autônomos desde a sua infância.

Felizmente, promover sua autonomia é algo que podemos fazer facilmente, embora nem sempre saibamos como ou por onde começar. Por isso, listei algumas dicas e atividades para ajudá-los a promover a autonomia infantil de formas simples e fácil.

6 maneiras simples de com dar autonomia infantil

Defina rotinas previsíveis

Pode parecer surpreendente, mas estabelecer uma rotina constante é importante para promover a independência. Como os adultos, quando as crianças podem antecipar seu dia, elas estão mais bem equipadas para assumir responsabilidades.

Não deve ser confundido com um cronograma (embora ambos possam se sobrepor), uma rotina é qualquer sequência de eventos que ocorra durante o dia. Até mesmo o ato de escovar os dentes é uma rotina, pois tem vários passos que sempre vão na mesma ordem: abrir a água, enxaguar a escova de dentes, colocar pasta de dentes, escovar, enxaguar, secar as mãos e a boca.

À medida que as crianças vivenciam essas rotinas uma e outra vez, elas aprendem a antecipar o que vem a seguir e começam a assumir mais responsabilidade com menos ajuda. 

Se você deixar seu filho fazer alguns dos trabalhos de preparação, como colocar a pasta na escova de dentes ou encontrar seus sapatos, ele dará mais e mais passos por conta própria. 

Além disso, você também está comunicando a eles que tem fé na capacidade deles de realizar esses passos sem você, mas também que está lá para ajudá-los se precisarem.

Deixe seu filho escolher

Outra maneira de apoiar a autonomia infantil é lhe dando opções. Inclua-o para decidir o que vestir, o que jogar ou para quem ligar. Isso não significa que eles tenham rédea solta. Ofereça duas ou três opções e depois elogie sua grande capacidade de tomar uma decisão!

Dar opções é especialmente valioso quando seu filho insiste em fazer algo do seu jeito. Por exemplo, eles podem querer atravessar a rua sozinhos, o que pode ser algo que você ainda não pode deixá-los fazer. 

Ao oferecer uma opção, segurar a mão ou carregá-lo, ele pode se sentir capacitado mesmo mantendo-o seguro.

Deixe seu filho ajudar

As crianças adoram ajudar! Além de desenvolver a independência, essa é uma ótima ferramenta para acalmar birras ou redirecionar comportamentos, fazendo com que eles sintam que estão no controle.

Quando você permite que seu filho ajude, isso aumenta sua confiança e lhe dá a oportunidade de aprender algo novo. Embora isso possa envolver a adição de um ou dois passos adicionais, também é uma ótima maneira de envolver seu filho em rotinas e atividades diárias.

Por exemplo, ao fazer ovos mexidos, um adulto pode derramar o leite diretamente na tigela e jogar fora as cascas diretamente no lixo. 

Alternativamente, considere derramar leite em uma xícara ou jarra pequena e pedir ao seu filho para despejá-lo na tigela. Da mesma forma, junte as cascas dos ovos em uma tigela pequena e peça ao seu filho para ajudar a jogá-las fora.

Novamente, você está dizendo ao seu filho que confia que ele cuidará dessas tarefas. Além disso, é mais provável que as crianças fiquem animadas e depois comam a comida que ajudaram a preparar. 

Atribua tarefas ao seu filho

Mesmo crianças em idade pré-escolar podem começar a ter tarefas. Estas, é claro, serão diferentes das de crianças mais velhas, mas são passos importantes para construir tarefas maiores. 

Muitas pesquisas apoiam as tarefas domésticas para crianças como uma maneira de desenvolver um senso de responsabilidade e autossuficiência, ensinar trabalho em equipe e promover empatia.

Tarefas simples, como pegar brinquedos ou colocar roupas na cesta, permitem que seu filho tenha responsabilidade. Na verdade, essas tarefas podem ser integradas às suas rotinas diárias. 

Por exemplo, parte da rotina de refeições do seu filho pode incluir levar o prato dele para a pia ou até mesmo ajudar a programar a máquina de lavar louça.

Deixe seu filho resolver problemas

Certifique-se de deixar seu filho tentar coisas difíceis e resolver (pequenos) problemas por conta própria. Muitas vezes projetamos nosso estresse ou frustração nas crianças quando, de fato, elas estão felizes em resolver problemas. 

Quando as crianças estão aprendendo a engatinhar ou andar, devemos deixá-las cair. Da mesma forma, quando as crianças estão aprendendo a calçar sapatos, devemos permitir que elas os coloquem com em pés errados. Espere até que seu filho peça ajuda ou forneça uma pequena pista para levá-lo para o próximo passo.

Apresentar ao seu filho tarefas um pouco desafiadoras, mas que ainda estão dentro do escopo do que ele pode fazer com algum apoio, ajuda-o a aprender a lidar com a frustração, resolver problemas e superar situações desafiadoras. 

Você pode reconhecer que algo é difícil e informar ao seu filho que ele deve ficar orgulhoso, elogiando-o por tentar coisas novas e difíceis. 

Incentive-os a se envolver em projetos

Projetos, que podem incluir qualquer coisa, desde colorir até construir, de quebra-cabeças a artesanato, oferecem oportunidades para as crianças se concentrarem em uma atividade específica ao longo de um período de tempo. 

Comentar e elogiar o trabalho do seu filho lhe dá uma sensação de realização e autoestima, e celebrar o esforço do seu filho ajuda no desenvolvimento da determinação. 

Quando você incentiva seu filho a continuar tentando, você está dizendo a ele que acredita em sua capacidade de fazer algo, o que se traduz em confiança e, depois de ter conseguido, em realizações e orgulho.

Conclusão

Talvez para alguns pais a coisa mais difícil de promover a autonomia infantil seja a parte de permitir que eles aprendam a fazer as coisas por conta própria. Contudo, aqui estão 3 passos simples para ter sucesso nisso:

  • Comece mostrando a ele como fazer as coisas através do exemplo, sempre explicando de forma clara e simples, de acordo com sua idade.
  • Então, permita que ele tente e, se não tiver sucesso, valorize seu esforço e o motive a tentar novamente.
  • E, finalmente, elogie seus sucessos, mas evite elogios exagerados.

Gostou de saber mais sobre como dar autonomia infantil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!