Aprender a comer não é uma tarefa fácil e isso acontece na maioria dos casos. Embora seja verdade que algumas crianças comem tudo e não dão muito trabalho a esse respeito, também podemos cometer erros na alimentação infantil.
Dessa forma, é fundamental que consideremos o momento da refeição como um aspecto significativo de sua educação e desenvolvimento.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os erros cometidos na alimentação infantil, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Algumas dicas para melhorar a nutrição infantil
Em muitos aspectos da vida, atitudes extremas são prejudiciais. Portanto, quando exageramos no cuidado ao alimentar as crianças, certamente podemos cometer erros.
Na maioria dos casos, estamos enganados no equilíbrio, ou seja, eliminamos alguns nutrientes e damos outros em excesso.
Assim sendo, é fundamental estar atenta sobre os principais erros cometidos na alimentação infantil.
14 erros comuns na alimentação infantil
Embora seja verdade que nos últimos 10 anos fizemos grandes progressos na conscientização sobre uma alimentação saudável e equilibrada, ainda cometemos alguns erros devido à ignorância.
É por isso que quero compartilhá-los com você.
1. Consumo excessivo de leite na alimentação infantil
Certamente você está pensando: Mas como, produtos lácteos não são bons? Claro, mas como tudo, na medida certa! Algumas crianças consomem mais laticínios (leite, iogurtes, queijos) do que o corpo precisa (cerca de 3 porções por dia).
Esse excesso pode gerar inapetência, problemas de absorção de ferro e constipação, além de uma ingestão excessiva de gordura animal e suas correspondentes gorduras saturadas.
2. Substitua a fruta por sucos embalados
O suco embalado geralmente é apreciado pelas crianças por seu sabor doce e, sejamos honestos, é muito mais fácil para nós servir o suco do que espremer laranjas.
Mas você sabia que esses sucos não fornecem a mesma quantidade de fibras e vitaminas que um pedaço de fruta? Além disso, essas bebidas açucaradas geralmente não saciam a fome, mas convidam você a consumir cada vez mais.
3. Abuso de cereais matinais
Cereais matinais açucarados e prontos para consumo podem ser tomados esporadicamente. No entanto, seu consumo diário não é recomendado devido à sua alta ingestão calórica (muitos deles incorporam chocolate ou mel para serem mais apetitosos ao paladar das crianças).
4. Consumo de pastelaria industrial e pão na alimentação infantil
Claro, as crianças podem comer doces e pão, embora, como em tudo, seu consumo deva ser monitorado.
Esses alimentos geralmente incluem açúcares suficientes e, além disso, sendo macios, geralmente evitam o esforço mastigatório tão necessário para o desenvolvimento de dentes, gengivas e músculos faciais.
5. Dar o que a criança deseja
O que você quer comer? É uma pergunta que os pais repetem dia após dia também.
Nossa responsabilidade como pais é fazer um cardápio infantil equilibrado e, portanto, nem sempre devemos responder aos desejos das crianças que geralmente optam por refeições que já conhecem e, muitas vezes, pelas versões menos saudáveis de cada alimento (fritos versus assados, por exemplo).
6. Abuso de carne vermelha
Crianças pequenas e mesma as mais velhas, atualmente consomem muita carne vermelha, salsichas e embalados, comendo assim um excesso de gorduras saturadas. De fato, é melhor optar por carne branca sem gordura e peixe.
7. Muitas batatas na alimentação infantil
Muitos de nós consideramos que pelo menos as crianças comem alguns vegetais ao comer batatas, mas não é assim.
As batatas são vegetais e, embora forneçam uma grande quantidade de vitaminas e minerais, como potássio, magnésio, fósforo e vitamina C, entre outros, geralmente as consumimos fritas, aumentando assim seu nível calórico.
8. Refrigerantes, sempre presentes à mesa
Os refrigerantes costumam estar sempre presentes na mesa da família e é um erro grave! Seu alto teor de açúcar atrai o paladar das crianças e, portanto, as crianças enchem o estômago com refrigerante em vez de comida. Além disso, sua contribuição nutricional é muito baixa.
9. Consumo excessivo de doces
Creme de avelã, doces de chocolate, gomas, leite com chocolate… No café da manhã e no lanche, proliferam opções com grande quantidade de açúcares e calorias, em detrimento de opções mais completas nutricionalmente, como pães integrais e frutas.
10. Muitas gorduras na alimentação infantil
Gorduras saturadas ocupam um lugar de preferência em muitas casas, você já pensou nisso? Manteigas, margarinas, salsichas, patês, queijos gordurosos… Nosso corpo precisa de gordura, mas gordura de qualidade!
11. Proibir alimentos
Se você pertence ao fluxo de alimentação saudável, provavelmente tentará impedir que seus filhos comam doces. Na verdade, você provavelmente nem os tem em casa.
O problema com essa situação é que em qualquer aniversário as crianças provavelmente enlouquecerão ao experimentar as diferentes guloseimas. Monitore o que seus filhos comem, mas sem proibir a comida.
12. Solicite que eles comam tudo
Servir um prato enorme e pedir às crianças que não deixem nada é um erro bastante comum. Não cometa!
13. Legumes pouco atraentes
Todos queremos que as crianças comam vegetais, mas depois servimos os legumes cozidos e de uma maneira pouco atraente. E se brincarmos um pouco na cozinha?
14. Sempre os mesmos pratos
Alguns pais decidem sempre cozinhar os mesmos pratos para garantir que seus filhos comam. Isso é errado! Devemos apresentar a diversidade alimentar aos nossos filhos!
Certamente você detectou que em casa comete alguns erros. Não entre em pânico! Resolvê-los não é tão difícil quanto parece.
14 dicas para evitar erros na alimentação infantil
O primeiro passo para evitar esses problemas na alimentação de nossos filhos é tomar consciência de onde estamos errados. Se lendo a minha lista você conseguiu detectar alguns pequenos erros, já deu o primeiro passo para corrigi-los! Vamos ver algumas ideias agora:
- Use para cozinhar preferencialmente gorduras “boas”, como azeite extra virgem, óleo de girassol, coco ou colza.
- Não deve faltar água à mesa: a água deve ser a bebida “rainha em casa”. Não estamos dizendo que você deve negar refrigerantes, mas aconselho que seu consumo seja esporádico e moderado.
- As frutas devem ser a sobremesa de escolha.
- O suco de frutas é melhor espremido e sem adição de açúcar!
- Prepare um cardápio semanal: dessa forma você pode organizar melhor sua compra, economizar e dar uma dieta equilibrada para sua família.
- Escolha carnes brancas e peixe, acima de carnes vermelhas.
- Cozinhe pratos atraentes para crianças, ou seja, brinque com legumes.
- Porções adequadas no prato: é preferível servir uma pequena porção no prato e permitir que a criança repita se precisar de mais comida, do que servir uma porção grande e esperar que ela limpe o prato.
- Coma tudo na medida certa: a chave não é proibir a comida, mas comer tudo um pouco, sem exceder.
- Ensine seus filhos a comer de forma saudável: uma alimentação equilibrada também faz parte do aprendizado.
- Coma batatas, mas varie sua culinária, nem sempre as prepare fritas. E se você as preparar cozidas e acompanhá-las com legumes?
- Escolha massas, arroz e cereais em suas variedades integrais.
Gostou de saber mais sobre os erros cometidos na alimentação infantil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário