E vamos a mais 2 semanas do nosso guia gestação semana a semana de puro amor com o barrigão que parece que de repente começou a crescer sem parar! Dizem que daqui pra frente, você começa a sentir o peso da barriga. E às vezes, não se reconhece com o novo corpo. Mas isso é normal. Tudo está acontecendo tão rápido que parece que demora para cair a ficha. Se você quiser saber sobre as semanas anteriores, vou deixá-las todas aqui: Guia de gestação semana a semana – 1ª a 4ª semanas, Guia de gestação semana a semana – 5ª a 6ª semanas, Guia de gestação semana a semana – 7ª a 8ª semanas, Guia de gestação semana a semana – 9ª a 10ª semanas, Guia de gestação semana a semana – 11ª a 12ª semana, Gestação semana a semana – 13ª a 14ª semana, Gestação semana a semana – 15ª a 16ª semana, Guia de gestação semana a semana – 17 e 18 semana, Guia de gestação semana a semana – 19 e 20 semana, Gestação semana a semana – 21ª a 22ª semana e Gestação semana a semana – 23ª a 24ª semana.
Assista ao meu vídeo nessa mesma semana – Diário de Gravidez – 25ª a 26ª Semana de Gestação
Desenvolvimento do bebê – gestação semana a semana
Nessa semana, o bebê já chega a medir de 22cm a 24cm e já é capaz de sobreviver fora do útero, só que com ajuda de aparelhos. Ele começa a testar suas habilidades. Já brinca com o cordão umbilical, coloca a mãozinha no rosto e se mexe bastante dentro do útero. O cérebro está se formando se desenvolvendo a cada dia. E sua pele não é mais translúcida e já tem uma camada de gordura. Os ossos dele estão mais duros e suas pernas e bracinhos crescem na mesma proporção. Há mamães que dizem notar se o bebê será mais agitadinho ou tranquilinho. Se ele se mexer muito quando estiver em lugar barulhento, pode ser que ele seja um pouco agitado, mas se for meio envergonhado e mexer mais quando a mamãe estiver descansando, pode ser que seja calminho, mas depende muito. Tudo pode ser diferente dependendo dos estímulos que ele irá receber durante a gestação e ao nascer.
Sintomas da mamãe
Como nas últimas semanas , não tem muita mudança, mas o seu corpo está cada vez mais distribuído e já consegue sentir claramente os chutes do bebê e isso é de emocionar qualquer mamãe. Nessas semanas, o que mais marca é a preguiça e o cansaço e muito sono. Existem mamães que podem ficar até com preguiça de cozinhar. Mas não se deixe levar, tente comer o mais natural possível. Outra coisa é a vontade de comer tudo que você vê na tv ou internet, se não me engano, já comentei um pouco sobre isso nos guias anteriores. Como a barriga realmente está grande, agora não tem como confundir com barriga de gordinha. Todos já reconhecem que você está super grávida. A sede continua e a vontade de ir ao banheiro também. Como a barriga está crescendo, você começa a sentir que a sua pele está esticando rapidamente. Por isso, pode sentir coceiras. Mas como já alertei no post anterior, hidrate bastante seu corpo e evite coçar para não criar estrias.
Aproveite esse momento da melhor forma possível
O melhor momento, sem dúvida, é a hora do banho. Muitas mamães relatam que sentem que o bebê ama a hora do banho. Um momento ideal para conversar com seu filho e dizer o quanto você está aguardando por ele. Passe energia positiva! :D Dá para notar que a queda de cabelos melhora e pode ser que ele fique mais volumoso, mas isso depende de cada mamãe.
Alguns cuidados e dicas para essas semanas
► Chegou a hora de você começar a pesquisar para entender melhor como é ter um filho, como será a educação que você deseja passar para ele.
► Agora não tem mais jeito, você precisará ir às compras. Pelo menos, para comprar algumas peças coringas para aguentar até o final da gestação. (Prefira calças leggings, elas são ótimas nesse período. .)
► Já pensou como será o chá de bebê? Está na hora de se organizar para os preparativos. Tenho alguns posts e vou deixar aqui para você:
Brincadeiras divertidas para chá de bebê
Brincadeiras divertidas para chá de bebê – parte 2
10 brincadeiras divertidas de chá de bebê
Passo a passo para montar convite para chá de bebê
6 dicas para pedir no chá de bebê – Lista de presentes baratos
Estas foram as evoluções para essas 2 semanas, meninas. Espero que tenha sido útil para você que está passando por essas maravilhosas semanas. Se quiser compartilhar mais dicas, cuidados e sintomas para poder ajudar outras mamães que vêm até o blog para tirar dúvidas, fique à vontade, tá bom? É só comentar no final deste post.
Meninas, se vocês ainda não conhecem os meus canais do blog nas redes sociais, espero vocês lá :D
Deixe um comentário