Ao aprender a falar, uma criança pode repetir certas palavras ou partes de frases. Essas hesitações são bastante normais. No entanto, quando ela repete partes de palavras, alonga sons e bloqueia outros, ela pode ter um problema de gagueira infantil.
A gagueira infantil é um distúrbio de fala caracterizado por um distúrbio do fluxo e ritmo da fala. Não é uma doença em si, mas sim um distúrbio.
A gagueira continua sendo uma manifestação complexa. Pode aparecer e evoluir de forma diferente dependendo do caso.
Para ajudar você a entender mais sobre a gagueira infantil, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como reconhecer hesitações normais?
A gagueira não deve ser confundida com a hesitação normal, que é comum entre os 3 e 5 anos de idade, quando a criança começa a fazer frases. Essas hesitações significam que a criança está aprendendo a língua e ainda não pode falar tão rapidamente quanto suas ideias são formadas.
As hesitações normais são caracterizadas por repetições de palavras de duas ou mais sílabas, na maioria das vezes apenas uma vez ou repetições de partes de frases.
Por que uma criança repete palavras em uma frase?
Uma criança que hesita enquanto aprende a falar não é menos inteligente, e suas dificuldades não necessariamente persistirão.
De fato, é comum que a criança repita palavras inteiras dentro da mesma frase quando aprende a fazer frases mais longas, especialmente entre 3 e 5 anos de idade.
Esses períodos de hesitação são normais, porque aprender a falar exige muito esforço. Além disso, ao repetir as palavras, a criança formula o resto da frase em sua cabeça.
É como se ela pensasse mais rápido do que consegue falar. É um fenômeno que ela não pode controlar e que geralmente é resolvido sem ajuda médica.
A hesitação também ocorre frequentemente quando a criança está cansada ou com raiva. Nesses momentos, falar requer mais esforço do que o habitual. Uma mudança na rotina da criança também pode levar ou agravar repetições de palavras.
O que é gagueira infantil?
A gagueira é um distúrbio da fala. Caracteriza-se por repetições involuntárias e alongamento de sons e sílabas, muitas vezes acompanhados de pausas e bloqueios.
A gagueira infantil impede a expressão contínua. Em geral, a gagueira prejudica a fala.
A gagueira aparece com mais frequência por volta dos 2 aos 5 anos de idade. Também pode ocorrer em idade escolar ou até mesmo na puberdade.
Como a gagueira se manifesta?
Como já dito, a gagueira se manifesta em algumas hesitações na fala que são muito típicas:
- Repetir uma palavra de uma única sílaba;
- Repetir uma parte de uma palavra;
- Querer fazer um som sem que ele saia;
- Alongar um som.
A gagueira infantil é frequentemente acompanhada por manifestações físicas, como tiques no rosto ou piscar.
A criança também pode prender a respiração e ter movimentos involuntários de seus braços ou pernas quando tem dificuldade em dizer palavras. Além disso, ela pode ter uma expressão de medo quando tenta pronunciar certas palavras nas quais já hesitou, ou simplesmente evitá-las.
Alguns contextos podem aumentar as hesitações da criança, por exemplo, quando a mensagem a ser transmitida é complexa ou a criança tem que falar na frente de várias pessoas. Geralmente, quanto mais estressada a criança, mais ela gagueja.
Causas da gagueira
A genética é a principal causa da gagueira. Esse fator parece ainda mais pronunciado em crianças que gaguejam há algum tempo e nas quais os tratamentos parecem funcionar menos bem.
Além disso, é improvável que a gagueira desapareça sem tratamento em crianças cujo membro da família gagueja ou gaguejou por um longo tempo.
A gagueira infantil pode ser amplificada pela reação emocional da criança. De fato, sua reação pode aumentar suas tensões físicas e, dessa forma, hesitar em sua fala. No entanto, não são as emoções e o desconforto em si que causam gagueira.
O que fazer quando uma criança gagueja?
Se você acha que seu filho está gaguejando, você pode aplicar as seguintes estratégias:
- Uma criança que gagueja muitas vezes experimenta desconforto ou vergonha, especialmente quando experiências negativas de comunicação se acumulam. Isso pode ter uma influência negativa em sua autoestima.
- Não aponte para o seu filho quando ele gagueja.
- Peça àqueles ao seu redor para não mencionar a gagueira ao seu filho. Não é falando sobre isso que o problema será resolvido.
- Não seja impaciente quando seu filho repetir palavras. E é claro, também não zombe dele.
- Não o aconselhe a diminuir o ritmo, tomar seu tempo ou pensar no que ele diz.
- Ajude seu filho conversando com ele lentamente e tomando um tempo para o ouvir com atenção.
- Não complete as frases para ele, deixe-o terminar.
- Sempre que possível, evite situações estressantes de comunicação, como conversar longamente com sua criança quando ela estiver cercada por um grupo barulhento ou quando outra criança pedir atenção.
Quando consultar?
Para uma criança acima de 4 anos de idade, recomenda-se consultar a terapia fonoaudiológica assim que forem observados sinais de gagueira infantil, porque é mais raro, após essa idade, que a gagueira desapareça sozinha, sem ajuda.
Para uma criança com menos de 4 anos de idade, recomenda-se consultar terapia fonoaudiológica se uma das seguintes situações estiver presente:
- Ela apresenta sinais de gagueira, e não de hesitação normal, há mais de 6 meses;
- Um ou mais membros da família gaguejaram persistentemente;
- A criança e sua família são afetadas pela dificuldade de falar (por exemplo, a criança e os pais estão estressados, a criança evita certas situações de fala, etc.).
Como a gagueira é detectada?
Como pai, você percebe rapidamente quando seu filho tropeça uma e outra vez enquanto fala. O pediatra pode descobrir se realmente gagueja. Ele primeiro verifica se seu filho ouve e vê corretamente e se ele se desenvolve de acordo com sua idade.
Assim, ele exclui que outra doença é a causa do distúrbio de fala. Como regra geral, ele então o encaminha para um fonoaudiólogo. Dessa forma, ele pode determinar o quão pronunciada é a gagueira no seu filho e quais medidas fazem sentido.
Conclusão
Quando os pais suspeitam que seu filho pode sofrer gagueira, é importante que eles não hesitem em levá-lo ao médico. Porque esse distúrbio de fala deve ser tratado o mais precocemente possível para que as medidas necessárias possam ser tomadas para reduzi-lo à expressão mínima.
No caso de você ser diagnosticado com gagueira, você deve saber que pode superá-la em 80% dos casos com a ajuda de um fonoaudiólogo.
Ele desenvolverá uma terapia na qual aspectos como técnicas de relaxamento, melhoria da autoestima e até técnicas de modificação comportamental serão trabalhados.
Gostou de saber mais sobre a gagueira infantil? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Deixe um comentário