Desde março estamos vivendo em quarentena. Apesar das flexibilizações que algumas regiões já apresentaram, a recomendação ainda é o distanciamento e isolamento social. Mas, como fazer uma festa infantil na quarentena? É possível?
Os aniversariantes que comemoraram mais um ano de vida até o início de março puderam realizar as festas de modo tradicional, como estamos acostumados. As pessoas que fizeram aniversário a partir da segunda quinzena de março precisaram ressignificar a comemoração.
Quem não abre mão de uma festa e da reunião dos amigos precisou recorrer à internet para a promoção desse encontro. Mas, e como fazer com as crianças?
Muitos pais têm se aventurado a realizar a festa dos filhos mesmo durante a pandemia. De fato, com todos os cuidados necessários, é possível comemorar essa data junto de quem mais amamos.
Claro que aqui coloco cuidados essenciais para a reunião com um pequeno grupo de pessoas. Não garante 100% de segurança contra o novo coronavírus, mas sem dúvida alguma te permitirá aproveitar sem tantas neuras.
Posso fazer uma festa infantil na quarentena?
A ideia é que os pais evitem fazer reuniões nesse momento. Mas como comentei inicialmente, explicar isso para as crianças pequenas nem sempre é uma tarefa fácil. Eles não entendem bem o momento que estamos vivendo e não querem abrir mão da festinha que tanto esperaram.
Sabemos quão as festas de aniversário foram importantes para nós quando éramos crianças e você certamente deve se lembrar das suas. Elas marcam a gente e são esses momentos que formam as nossas memórias afetivas.
Alguns pais, pensando em quão ruim pode ser deixar o aniversário dos filhos passar em branco, tem investido em festas pequenas, com um seleto grupo de convidados para a comemoração em meio à pandemia.
Se você está pensando em fazer o mesmo, reuni aqui dicas de cuidados que devem ser seguidos a risca para que a comemoração só tenha lembranças boas.
6 cuidados que você deve ter ao fazer uma festa infantil na quarentena
Os convidados precisam usar máscaras
Há uma recomendação de que crianças abaixo de dois anos de idade não devem usar máscara porque pode comprometer a sua respiração. Essa é a única exceção quanto ao uso do equipamento de proteção.
Assim sendo, recomendo que todos os seus convidados usem máscara, retirando-a apenas quando forem comer ou beber. Para conversar ou qualquer outra coisa, devem permanecer com o equipamento.
O combinado não sai caro
As pessoas não gostam de serem surpreendidas com regras as quais elas não tinham conhecimento. Por isso, próximo à mesa de comidinhas e aperitivos deixe um recado de que o consumo deve ser feito apenas na mesa ou cadeira do convidado.
Isso evita que a pessoa retire a máscara, consuma o alimento, toque a boca, e pegue outra porção, tudo isso ao pé da mesa. Pode parecer um exagero, mas todo cuidado é pouco nesse momento.
Os convidados precisam de uma mesa
O que é muito comum nos aniversários infantis é aquela aglomeração de tios, tias, primos e outros parentes que há muito tempo não se falam.
Para evitar essa concentração de pessoas, eu recomendo que você coloque cadeiras ou mesas de modo que respeite o distanciamento social prescrito, que é de um metro e meio entre cada pessoa.
Acho super válido colocar um recadinho também reforçando para que as pessoas mantenham as cadeiras nos devidos lugares para respeitarem o distanciamento social.
Entrada com álcool gel
Todos os locais que estamos frequentando durante essa quarentena estão fornecendo álcool gel na entrada para higienização das mãos de seus clientes.
Adote a mesma premissa para a sua festa. Coloque álcool gel na entrada e avise os convidados que é preciso realizar a higienização das mãos assim que chegar.
O recomendado é sempre higienizar as mãos também ao retirar e colocar a máscara, por isso deixar álcool espalhado pelo ambiente auxiliará os convidados nisso. Se você adotar a colocação de mesas e cadeiras, uma ideia é deixar um pequeno frasco em cada mesa.
Remodele o parabéns
Um dos momentos mais esperados de uma festa com toda certeza é o momento do parabéns. Normalmente as pessoas se aglomeram em volta da mesa com o bolo e cantam. Remodele a hora do parabéns para comemorar na quarentena.
Uma dica é centralizar a mesa com o bolo de modo que os convidados possam ter uma boa visão do aniversariante de onde estão.
Assim todos poderão cantar sentados em suas mesas e isso evitará aglomeração e uma grande aproximação entre seus convidados. Nesse momento, eles devem estar de máscara, não se esqueça disso.
Menos é mais
Para a festa infantil na quarentena é indicado que você restrinja ao máximo a sua lista de convidados.
Primeiro porque não é seguro uma comemoração com tantas pessoas e segundo porque nem todos estão dispostos a participar de uma festa nesse momento.
Lembre-se de convidar o menos número possível de pessoas, quanto maior a lista de convidados, mais difícil será seguir as determinações de segurança para o combate ao coronavírus.
◆ OUTROS POSTS QUE VOCÊ VAI ADORAR ◆
Lembrancinhas para festa infantil
37 inspirações para montar mesa de guloseimas
33 ideias de como montar um bolo infantil
30 ideias criativas para turbinar a festa infantil
Gostou de saber mais sobre como preparar uma festa infantil na quarentena? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Se você ainda não me segue nas redes sociais, siga-me lá no facebook que sempre aviso quando tem post novo aqui no blog e tento postar sempre coisas bacanas.
Espero você lá!
Um grande beijo e até o próximo post.
Obrigada por ler até aqui. :D
Deixe um comentário