Os bebês, após os 6 meses de vida, já começam a sentir necessidades de estímulos. Já estão mais durinhos e espertos. Conseguem sentar e ficar firme para poder receber vários estímulos para desenvolver a coordenação. Neste post vou apresentar 20 atividades super fáceis de fazer, gastando pouco, você pode até utilizar utensílios domésticos. Uma delas é a atividade sensorial, ajuda no desenvolvimento e movimentos dos dedos dos bebês. É excelente para eles explorarem formatos, cores, texturas. Uma atividade bem legal é esta primeira da imagem abaixo, cubinhos de gelo. Você precisará de forma de gelos, água e anelina para dar cores aos gelinhos. Essa atividade é ideal para eles explorarem a textura e a temperatura e verem as cores se misturando com as outras. Atividade perfeita para se refrescar no verão.
Bolsa de atividade sensorial
Outra ideia super bacana é a bolsa de atividade sensorial, diferente do cubinho de gelo, nesta você vai lacrar naqueles saquinhos de ziplock, pode colocar água e objetos pequenos coloridos para o bebê explorar, pode colocar creme de barbear para simular uma textura diferente da água para o bebê sentir uma textura mais pastosa, sabe?
Garrafinhas sensoriais
As garrafinhas sensoriais servem para outra atividade perfeita para os bebês. Basta guardar aquelas garrafinhas de refri ou de água e remover o rótulo de fora, colocar água ou areia, glitter, isopor, dadinhos, brinquedinhos pequenos coloridos e corante, caso queira dar uma corzinha na água para chamar a atenção da criança. O resultado é esse aí, fácil de fazer e supereconômico. Como o bebê ainda não tem muita força, tente colocar pouca água, se colocar muita água, ele terá dificuldades em levantar e não vai querer brincar com a garrafinha, fica a dica!
Caixinha puxa-puxa
Caixinha puxa-puxa é muito legal, é para fazer o bebê puxar cada item grudado nela, pode ser fita com diferentes texturas, pedaço de cordinha, o que você conseguir colocar ali, deixe a sua criatividade fluir.
Explorar diferentes texturas e cores
Nessa mesma linha, temos o quadrinho para explorar diferentes texturas e cores. Já a cesta de tesouros, você coloca várias atividades com diferentes texturas, formas e cores. Use vários tipos de objetos, madeira esponja, plásticos, silicone, espuma, utensílios de cozinha.
5 objetos dentro do cesto – atividades para bebês
É bacana oferecer no máximo uns 5 objetos dentro do cesto para que não fique muita informação dentro. A intenção com esse cesto é fazer o bebê explorar o máximo possível cada objeto. Mas atenção! Atente-se aos objetos pequenos para que não machuquem o seu bebê. Sempre testa em você antes, para depois oferecer ao bebê, ok?
Espero que tenha gostado dessas brincadeiras que são criativas, e acima de tudo, muito econômicas e você consegue personalizar do seu jeitinho. Vou ficando por aqui e lhe espero no próximo post!
Um grandíssimo beijo da Japa!
♥ posts recomendados para você ♥
► Brinquedos para bebês recém-nascidos
► Brinquedinhos para bebês no 2° trimestre
► Brincadeiras para bebês no 3°trimestre
► Ideias de como tirar fotos de bebê
► 7 truques para fazer fotos de bebê em casa
Se você ainda não me segue nessas redes sociais, te espero lá!
Mto legal!! Vou fazer com minha filha.
Olá Giane, que bom que gostou!
FAa mesmo com sua filhota. Beijinhos!
Muito legal.
Oi Samara!
Que bom saber que curtiu o post.
Um beijão!
Agora estou trabalhando com bebês sempre achei complicado mas vendo essas dicas ajuda muito. Obrigada Cláudia
Oi Cláudia!
Que delícia trabalhar com bebês :)
Que bom sabe que ajudou.
Beijos